Por uma gentileza nossa de cada dia!

 

O Dia Mundial da Gentileza é celebrado no dia 13 de novembro. Segundo apuramos, a data surgiu em 1996, no Japão, durante uma Conferência que reuniu grupos para discutirem o assunto. Entretanto, somente no ano 2000, foi oficializada.

Embora a gentileza seja uma prática a ser realizada todos os dias, a passagem desta data, não deixa de ser uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o quão bom é ser gentil, com os outros e conosco mesmos.   De certo, não devemos ser gentis apenas no Dia Mundial da Gentileza, outrossim, devemos adotá-la cotidianamente, sem que precise haver uma razão especial.

As palavras de Jesus no Evangelho de Mateus (7:12) nos chama atenção para a necessidade de reciprocidade, de empatia, de compaixão, ao dizer-nos que: “Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas (…)”. Sem dúvida, deixou-nos o recado de que a prática da convivência baseada em valores como respeito e igualdade, é fundamental para vivermos em sociedade: um chamamento a sermos gentis.

A gentileza, é uma característica essencialmente humana que ressalta bondade, generosidade, amor e afeto.  Ser gentil é também ser acolhedor, amável, caridoso, colaborador. Termos uma data para celebrá-la pode servir para que relembremos valores básicos entre as pessoas como a civilidade, a cortesia e educação.

Há inúmeras pesquisas científicas que apontam vários aspectos positivos em relação à gentileza, fato que nos incentiva que a exercitemos. Praticar atos gentis no dia-a-dia é bom para quem faz e, é claro, também para quem recebe. Este foi o resultado de um estudo divulgado por psicólogos da Universidade de Sussex, no Reino Unido (2019). Foram analisadas imagens do cérebro de mais de mil participantes do experimento, que foram identificadas como pessoas que tomavam decisões gentis. Como resultado, os pesquisadores concluíram que quem pratica a gentileza, tem sua área cerebral responsável pela sensação de recompensa consideravelmente estimulada. Isso significa que ao ser gentil, somos recompensados com sentimento de alegria e dever cumprido.

Deixamos aqui este convite a você, querido (a) leitor (a): traga a gentileza para ser um hábito diário, pois afinal, como diz aquela frase popularizada por José Datrino, o conhecido Profeta Gentileza: “Gentileza gera gentileza”. Quer ter inspiração para ser cada dia mais gentil, agregando alegria, presteza e cortesia a sua vida? Vamos experimentar?

  • Ofereça um cumprimento a um desconhecido na rua;
  • No trânsito, dê a preferência para um pedestre;
  • Deixe um cafezinho pago para um desconhecido;
  • Arrume o ambiente de trabalho de seu colega para quando ele chegar;
  • Ao encontrar, recolha algum lixo que estiver no chão;
  • Ofereça auxílio a pessoas idosas, sem que elas peçam;
  • Ofereça um assento no coletivo;
  • Distribua mensagens otimistas, com palavras positivas aos familiares, no seu trabalho, na sua escola, nas suas redes sociais;
  • Dê flores a um (a) amigo (a), sem que seja uma data específica;
  • Distribua elogios sinceros.
  • Ofereça sorrisos, abraços.

Nós esperamos que não se limitem a ter essas atitudes somente por conta da passagem da data. Façamos mais vezes, façamos sempre que puder, façamos de todos os nossos dias, um Dia Mundial da Gentileza, e assim, tornemos a nossa e a vida das pessoas mais feliz!

“A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se  (O Evangelho segundo o Espiritismo).”

 

Compartilhe…

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn