Núcleo de Dança

O Núcleo de Dança da Casa do Caminho traz para os seus participantes os benefícios de uma atividade física que vão além do condicionamento físico e mental. Sendo assim, acreditamos que o Núcleo traz a dança como uma terapia para a alma, convidando-nos a vencermos os desafios da convivência, combatendo as doenças psicológicas e elevando a autoestima dos seus praticantes.

O trabalho desenvolvido está em conexão com os temas abordados pelo universo espírita-cristão que serão apresentados com a emoção da expressão corporal.

Considera-se que a dança seja uma das formas mais antigas do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, através de movimentos significativos, livres e espontâneos, que fluem do seu interior e que podem revelar sua realidade, seus desejos, suas necessidades e seus limites. Portanto, pode-se afirmar que, em todo o decorrer da História da humanidade o homem dançou, mesmo que com diferentes objetivos (Zatovici, 1999).

Os nossos voluntários abraçaram os desafios de descobrir o seu próprio corpo, aprendendo a amá-lo; transcender os seus limites, e a valorizar as suas potencialidades.

O coordenador das atividades de dança, com o olhar sempre atento, comprometido e carinhoso, decidiu trazer diversas linguagens e informações de danças para enriquecer as atividades. Modalidades como Balé Clássico, Afro, Dança do Ventre, Bachata, Cigana, Moderno são exemplos de aulas vivenciadas pelos integrantes do grupo.

Por fim, nos bastidores dos encontros do Núcleo de Dança, a história não contada e que não pode passar despercebida é a importante oportunidade da convivência. O que é senão o verdadeiro cristianismo e a proposta da casa espírita! Autoaceitação, aceitar as diferenças, perdoar os equívocos morais do outro e de si mesmo, respeitar os limites do outro, executar novas propostas, mesmo muitas vezes pensando não ser capaz e considerar desistir – superar-se! Tudo isso em conjunto nos leva à reflexão de que a dança é, sim, um potencial instrumento de autotransformação e, consequentemente, de transformação social.


“O objetivo essencial da arte, já dissemos, é a busca e a realização da beleza; é ao mesmo tempo, a busca de Deus, uma vez que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral. Quanto mais a inteligência se purifica, se aperfeiçoa e se eleva, mais se impregna da ideia do belo. O objetivo essencial da evolução será, portanto, a busca e a conquista da beleza, a fim de realizá-la no ser e em suas obras. Tal é a regra da alma em sua ascensão infinita.”

 (Léon Denis)

Nossas Atividades