Grupo Ciranda da Alegria (Idosos)
O grupo Ciranda da Alegria, da Casa do Caminho-PAE é dedicado aos idosos e contribui muito para que os mais velhos mantenham um espírito de alegria e animação diante da existência física.
Os encontros semanais têm como objetivo acompanhar o processo de envelhecimento e promover ações educativas voltadas para a melhora da qualidade de vida que podem contribuir de maneira considerável para o bem-estar físico, emocional, mental, espiritual e social dos participantes.
O planejamento das atividades é realizado por enfermeira com formação em arteterapia e terapia comunitária integrativa. Além dela, organizam também um educador físico, nutricionista, psicóloga, entre outros.
Em uma intensa e diversificada programação, os idosos têm a oportunidade de participar de oficinas de alimentação natural, oficinas de cuidado com o corpo, movimentos de coordenação, origami, bate-papo com médicos sobre hipertensão e diabetes, visitas externas a museus, cinema e muito mais!
Em conjunto, essas atividades incentivam e desenvolvem o gosto por uma alimentação mais saudável, a autoestima, a liderança pessoal e a saúde integral.
“Mesmo tendo acima de 50, 60 anos, não significa que somos inúteis, como parte da sociedade nos faz crer. Percebemos que as coisas bonitas que vimos nas idades anteriores são de grande valor hoje.
A Ciranda da Alegria mostra como nós podemos nos reconstruir, reinventar, assim como as nossas ideias e, dessa forma, fazermos, cada vez mais, parte do mundo.
Ser velho é compreender que tanta experiência que obtivemos durante sete, oito décadas pode ser utilizada para ser feliz agora e aprender novas coisas. A educação não tem limite de idade. Principalmente se entendemos que somos espíritos imortais.”, diz um dos participantes da Ciranda.
Como espíritos em evolução que somos, sabemos que todas as etapas da vida trazem experiências e motivos para o aprendizado constante. A idade madura representa tempo de reflexão e oportunidade de compartilhamento com os mais jovens sobre os atalhos que evitam dores e dissabores.
O que vier além do desejado significa ensejo renovador de novos ares. Hoje colhemos o que fizemos ontem e o amanhã será a consequência de nossos atos presentes.
Viver e ser feliz. Confiar e respeitar o semelhante. Ser grato e humilde perante tudo o que temos ainda a aprender.
Você que já tem muitos anos vividos nessa encarnação, venha fazer parte desse grupo! Compartilhar, fazer novos amigos, ensinar, aprender e crescer com os desafios.
959. Donde nasce, para o homem, o sentimento instintivo da vida futura?
“Já dissemos: antes de encarnar, o Espírito conhecia todas essas coisas, e a alma conserva vaga lembrança do que sabe e do que viu no estado espiritual.”
(…) O homem que mais despreocupado seja durante a vida, em chegando o momento supremo pergunta a si mesmo o que vai ser dele, e involuntariamente nutre esperança.
Crer em Deus sem admitir a vida futura seria um contrassenso. O sentimento de uma existência melhor reside no foro íntimo de todos os homens e não é possível que Deus aí o tenha colocado em vão.A vida futura implica a conservação da nossa individualidade após a morte. Com efeito, que nos importaria sobreviver ao corpo, se a nossa essência moral houvesse de perder-se no oceano do infinito?
As consequências, para nós, seriam as mesmas que se tivéssemos de nos sumir no nada
(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).
- Abertas ao público idoso.
- Terças-feiras: 13h45 às 16h.
- Para ter acesso a essa atividade, é necessário ter recebido orientação espiritual ou inscrição feita diretamente com a equipe responsável.
Nossas Atividades
Envelhecer com alegria: evento marca o retorno da ‘Ciranda da Alegria’
A ‘Ciranda da Alegria’ promoveu um lindo encontro virtual em julho/2020! Bum! O mundo – tão esperado – de regeneração está progressivamente instalando-se e a tecnologia vem
Venha conhecer o Grupo Ciranda da Alegria
O grupo Ciranda da Alegria, da Casa do Caminho, dedicado aos idosos, fez uma atividade especial de carnaval, no dia 01 de fevereiro que antecedeu