O grupo Ciranda da Alegria, da Casa do Caminho, dedicado aos idosos, fez uma atividade especial de carnaval, no dia 01 de fevereiro que antecedeu os dias da folia. Para celebrar a alegria de viver, ouviram músicas e marchinhas, participaram de brincadeiras com direito até a confetes e serpentina! Sentiram o coração bater mais forte. Depois compartilharam um delicioso lanche oferecido com carinho para todos.
Veja o depoimento de Diogo, um dos participantes do grupo de idosos, Ciranda da Alegria, da Casa do Caminho:
“Mesmo tendo acima de 50, 60 anos, não significa que somos inúteis. Percebemos que as coisas bonitas que vimos nas idades anteriores são de grande valor hoje. Nesse momento de mais idade, começamos a observar que não temos o direito de ficar triste, solitário.
O grupo Ciranda da Alegria contribui muito para que mantenhamos um espírito de alegria, animação. Fazemos muitas descobertas pessoais com relação à terceira idade. Ouvimos outros se queixarem e começamos a perceber que a nossa velhice não é tão velha. Nós somos jovens, bem jovens. Entretanto, jovens com um pensar diferente. Aprendemos como podemos ver o exemplo dos jovens e com eles, continuar criando atividades construtivas.
Na sociedade, os velhos são colocados em terceiro, quarto, quinto plano. Normalmente se pensa que um velho é insignificante. A sociedade constantemente expulsa os velhos, e a Ciranda da Alegria mostra como nós podemos nos reconstruir, reinventar, assim como as nossas ideias fazendo, cada vez mais, parte do mundo.
Ser velho é compreender que tanta experiência que obtivemos durante sete, oito décadas pode ser utilizada para ser feliz agora e aprender novas coisas. A educação não tem limite de idade. Principalmente se entendemos que somos espíritos imortais e todo dia pode ser dia de aprender.
E parece que o velho aprende mais facilmente por não ter a obrigação de aprender para conseguir um emprego, ganhar o seu sustento. Aprende para ser feliz, curtir a vida.
Na Ciranda da Alegria aprendemos que precisamos ver a vida com toda a beleza que ela tem e pode ser vivida!”
Você que já tem muitos anos vividos nessa encarnação, venha fazer parte desse grupo! Compartilhar, fazer novos amigos, ensinar, aprender, artes, música, crescer com os desafios, sentir-se em paz e muito mais!
Inscreva-se às segundas-feiras, 13:40 na Casa do Caminho. As atividades acontecem das 14:00 às 16:30. A Ciranda da Alegria está de portas abertas para recebê-los.
“703. Com que fim Deus concedeu a todos os seres vivos o instinto de conservação?
– Porque todos devem colaborar com os designíos da Providência. Foi por isso que Deus lhes deu a necessidade de viver. Depois, a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres; eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.
(Allan Kardec, O Livro dos Espíritos)