Amélie Boudet, uma educadora dedicada às ideias espíritas

Amelie Boudet

Amélie Gabrielle Boudet

Um texto de Ianara Reis

Nascida em Thiais, pequena cidade francesa em 23 de novembro de 1795, filha única do tabelião Julien-Louis Boudet e da senhora Julie-Louise Seigneat de Lacombe, passou a viver em Paris, após a conclusão do curso primário. Na capital francesa, iniciou os estudos na primeira Escola Normal Leiga do país alicerçada no método Pestalozzi. Após a formatura em pedagogia, Amélie se dedicou às letras, sendo poetisa, e às artes plásticas por formação acadêmica, atuando em ambas as áreas como professora. Participou de campanhas em defesa da democratização e reorganização do ensino francês, intervenções que culminaram com a oficialização do ensino primário em seu país. Dentre as obras de sua autoria estão “Contos de Primaveris” (1825), “Noções de Desenho” (1826) e “O Essencial em Belas Artes” (1828).

Seu matrimônio com Hippolyte Léon Denizard Rivail, posteriormente Allan Kardec, aconteceu em 1832, em cerimônia civil, quando ela tinha 37 anos e ele ainda não havia se tornado o codificador das obras principais do Espiritismo.

Amélie foi companheira e apoiadora de Rivail no trabalho de codificação da Doutrina, assim como na divulgação do espiritismo, contribuindo significativamente para o êxito da obra, inclusive dando suporte nas atividades domésticas, possibilitando ao codificador se dedicar à sua obra. Juntamente com Kardec, foi cofundadora do Instituto Técnico. Segundo Samuel Smiles:

Os supremos atos da mulher geralmente permanecem ignorados, não saem à luz da admiração do mundo, porque são feitos na vida privada, longe dos olhos do público, pelo único amor do bem”.

Sabe-se que a relação entre Kardec e Amélie era de profundo respeito, admiração e cumplicidade. É possível notar esse carinho no trecho da carta escrita por Kardec, em 1861, por ocasião da sua viagem a Lyon, para divulgação do Espiritismo:

Minha querida Amélie:

Escrevo-lhe de novo sob a impressão da emoção da jornada de ontem; são esses eventos que deixam marcas inesquecíveis na vida. Como lhe dizia, era o dia do banquete: havia mais de 160 pessoas, das quais muitas vieram me cumprimentar e abraçar.

(…) Já não são mais por centenas que se contam os espíritas em Lyon, senão por milhares. Em toda parte há médiuns, e entre os que tenho visto existem muito bons.

(…) Estive ocupado de tal modo que não tive tempo para visitar os meus conhecidos. Tinha a intenção de partir amanhã, domingo, mas como desejo ver ao Sr. e à Sra. Rigolet, irei à sua casa de campo, o que transfere minha partida para a segunda-feira. Chegarei a Paris na terça-feira ao meio-dia.

Teu muito amado,

HLDR. 

Amélie contribuiu com a codificação de “O Livro dos Espíritos”, lançado em 1857 e participou ativamente dos desdobramentos advindos da publicação, como a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) ocorrida no ano de 1858. Foi parte fundamental para a primeira publicação do periódico espírita “Revue Spiritte” que contribuiu com a obra espírita por mais de cem anos.

Após a desencarnação de Kardec em 1869, ela fundou e administrou a Sociedade Anônima de Espiritismo, dando continuidade às obras espíritas, planejamento estabelecido conjuntamente com o esposo e assumiu os encargos necessários à gestão do espiritismo.

Com idade mais avançada, em 1882, delegou à Madame Fropo e à Delanne a fundação da União Espírita Francesa e seu jornal oficial, O Espiritismo.

Aos 87 anos, no ano de 1883, Amélie deixou a existência física em virtude de um mal súbito por consequência de queda, próxima ao leito, sem deixar herdeiros. Seu patrimônio foi destinado à Sociedade Anônima de Espiritismo, sendo futuramente centro de disputas diversas. Após a sua morte foi inaugurado o Institut Amélie Boudet, em sua homenagem. Acredita-se que Amélie além de conselheira foi inspiradora de projetos levado a cabo por Kardec. De autor não mencionado:

Sua existência inteira foi um poema cheio de coragem, perseverança, caridade e sabedoria”.

Referências Bibliográficas

Compartilhe…

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn