A Juventude Espírita leva mensagem de carinho aos idosos do Lar Irmã Lourdes

Em 2021, a Evangelização Espírita Infantojuvenil da Casa do Caminho-PAE trabalhou o tema “Espiritismo como caminho para florescer o amor e o Divino em mim”. Durante as nossas atividades semanais na Evangelização, entre tantas outras, há a proposta de crianças e jovens serem protagonistas de ações no bem, que possam despertar neles a solidariedade e o entendimento de que podem fazer a diferença, contribuindo para um mundo melhor.  
 
Para a turma da Pré-Juventude e Juventude o ´Projeto Ação do Bem´ decidida em conjunto com eles, envolveu o Lar de Idosos Irmã Lourdes, instituição parceira da Casa do Caminho – PAE.   Assim, para vivenciar o florescer do amor, os jovens encontraram a melhor forma: pensando na pandemia e no isolamento vivido pelos idosos do Abrigo Irmã Lourdes, decidiram escrever cartinhas que pudessem levar mensagens de carinho, amizade e fé. 

Allan Kardec dizia “nascer, crescer, progredir, morrer, tal é a lei”. A vida humana é um contínuo de fases que tem impacto profundo no processo de amadurecimento do ser. No processo físico, o envelhecimento é uma etapa natural que se transforma em oportunidade de aprendizado, tanto quanto as demais etapas do corpo. Entretanto, muitos dos nossos idosos tem sido abandonados e não encontram suporte material adequado para concluir seu aprendizado nessa encarnação e muito menos, suporte emocional e carinho.

A interação entre os jovens e idosos proporciona bem-estar para ambos. Ao evangelizando, a socialização, empatia, reflexão sobre ritmos diferentes. Para os idosos, além da socialização, há a interação com a alegria típica da juventude, o sentir-se querido e ter com quem

E assim, pode ser traduzida a experiência do dia 04/12, em aprendizados que culminaram com o encerramento da evangelização e visita ao abrigo, quando alguns jovens, respeitando os cuidados exigidos pelo momento, decidiram ser “carteiros por um dia” e foram entregar as correspondências feitas pelas turmas da Juventude, pessoalmente. Na oportunidade, leram as cartinhas para os que não podiam ler, ouvindo e interagindo com vidas cheias de experiências que, não apenas receberam, mas também doaram muito amor e carinho para os nossos jovens. Com certeza o coração dos idosos ficaram aquecidos com o carinho recebido em forma de palavras e olhares doces dos jovens e evangelizadores que lá estiveram. Uma tarde memorável para todos. 

O que ficou desse momento: a certeza de que muitas vezes, pequenas ações podem significar muito na vida de outros. Que podemos olhar para o lado e perceber a alegria de servir, descobrindo mais tarde, que o maior beneficiado somos nós mesmos.

Você conhece o nosso projeto em parceria com o Lar Irmã Lourdes? Esse projeto precisa do esforço de muitos, venha fazer parte! 
 
“Quem é aquela senhora de ar distinto, de trajes simples mas bem cuidados, seguida de uma jovem que também se veste modestamente?
Qual é o seu nome? Onde mora? Ninguém o sabe. Para os infelizes, tem um nome que não revela a ninguém, mas é o anjo da consolação. Entra numa casa de aspecto miserável, onde sem dúvida é conhecida, pois à porta é saudada com respeito. À sua chegada, a alegria brilha naqueles rostos emagrecidos. (…) É que ela vem acalmar todas as suas dores. Traz o necessário, acompanhado de suaves e consoladoras palavras, que fazem aceitar a ajuda sem constrangimentos.
(…) Por que se faz acompanhar da filha adolescente? Para lhe ensinar como se deve praticar a beneficência. A filha também quer fazer a caridade, mas a mãe lhe diz: “Que podes dar, minha filha, se nada tens de teu? Se te entrego alguma coisa para dares aos outros, que mérito terás? Serei eu, na verdade, quem farei a caridade, e tu quem terás o mérito? Isso não é justo.” 
(Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XIII) 

Compartilhe…

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn