Turma 2021 do ESDE encerra TOMO I

“…o homem tem de herdar do homem e porque coletivos

são os trabalhos humanos: Deus abençoa a solidariedade.

Henri Heine (Paris, 1863).”  

 

Desafiante, inovador, surpreendente e marcante, construído com muita união, dedicação, trabalho, parceria e amor… Assim foi o ESDE TOMO I – 2021…

… Diante da situação sanitária em que o mundo se encontrava, iniciamos o ano na incerteza do que estaria por vir, mas não podíamos parar. Assim, continuamos o ESDE de forma on-line, através da plataforma Zoom, com o desafio de levar um pouco do conhecimento da Doutrina Espírita de forma clara, objetiva e instigante, no intuito de despertar e estimular uma consciência ética e moral dos participantes. Buscamos, pelos estudos, ampliar a visão sobre nossa existência e a importância de colocar em prática esse aprendizado levando para vivência do nosso dia a dia.

A turma foi formada por colaboradores da casa, que, procurando se capacitar cada vez mais, desde o primeiro dia demonstrou interesse, dedicação, sabedoria e criatividade, além de se revelarem verdadeiros artistas. Fomos repórteres, fomos filósofos, fomos investigadores, fizemos acrósticos, propusemos soluções para os desafios da humanidade, viajamos por outros mundos, desenhamos, fizemos acrósticos, cantamos, interpretamos textos. A criatividade foi um toque a mais dos participantes, no decorrer das aulas, com recursos audiovisuais, muita música, poesia e até teatro.

As aulas, sempre aos sábados, na sua maioria bem animadas e interativas, foram planejadas pela equipe de coordenação, juntamente com a rede de facilitadores que se dedicaram quase diariamente para trazer ideias e materiais atuais.

Tudo feito com muito afinco para que os encontros pudessem enriquecer e fomentar maior interação da turma, inclusive ao longo da semana pelo grupo de WhatsApp. Isso fomentou a participação da maioria da turma, permitindo debates, discussões e reflexões intensas acerca dos temas trabalhados.

Será que os alunos gostaram dos estudos semanais? Confira alguns depoimentos:

– “A equipe dá um show a cada sábado. São duas horas que voam”

– “Incentiva o aprendizado e motiva a reflexão cotidiana no caminho da evolução”  

– “Crescimento pessoal, cultural e social”

– “O ESDE faz a gente pensar fora da caixinha” 

– “Esse curso me tira da zona de conforto”

Seguindo a proposta do ESDE, de ser relacional e interativo, convidamos alguns alunos para colaborarem na preparação das aulas como forma de estímulo ao aprendizado, o que nos rendeu surpresas agradabilíssimas. As aulas contavam com novos recursos e fomos ainda mais longe nas descobertas. Camille Flammarion, Léon Denis, Gabriel Dellanne faziam parte, frequentemente, dos nossos textos de apoio. 

A participação dos alunos na construção das aulas configurou os seguintes testemunhos: 

– “Nossa, não fazia ideia de como dá trabalho fazer o ESDE”

– “Agora dou mais valor ainda e vejo o curso com outros olhos”;

– “Contribuir para o ESDE, representou uma jornada de estudos, e ao mesmo tempo de autodescoberta. Perceber que dentro de um tema existem inúmeras oportunidades de aprendizado e reflexão. É uma grande oportunidade de ajustar as velas do meu pequeno barco num imenso e maravilhoso oceano de possibilidades de aprendizado. Obrigado, por não desistirem de tão nobre tarefa que é nós ajudar a navegar pelas orientações do grande navegador dos oceanos da vida que é o Mestre Jesus!”

– “Participar da construção da aula do ESDE foi muito enriquecedor pra mim, além de que fui muito acolhida durante as reuniões, me encorajaram muito diante de tanta ansiedade. Foi maravilhoso, nos encontros, as discussões em grupo cada vez mais mostravam o quanto nós temos que aprender a cada dia e assim, crescer e progredir. Foi muito bom, só tenho que agradecer por tanto aprendizado.”

Na segunda metade do curso, chegou a hora do seminário, ocasião de compartilhar os conhecimentos adquiridos durante as aulas e pesquisados nos compêndios espíritas. Novamente a turma se superou e deu um show de conteúdo e atuação, simplesmente maravilhoso!!!

A alegria não parou por aí, ainda como prevíamos que poderia acontecer e aconteceu, já nas últimas aulas, com todo protocolo de segurança e o apoio, esforço e trabalho de todos, tivemos a oportunidade de realizar algumas aulas híbridas. A emoção de estarmos alguns na Casa do Caminho e outros pelo Zoom, abrindo espaço para novas estruturas e formatos de curso no futuro breve foi indescritível. Vencemos as barreiras da tecnologia: microfones, operar o Zoom, ao mesmo tempo posicionar a câmera adequadamente na sala, sem esquecer de oportunizar os que estavam em suas casas, foi enriquecedor.

O encerramento, com muita emoção e o calor humano indispensável também foi realizada presencialmente. Matamos a saudade da convivência e arrematamos com chave de ouro.

Para toda equipe, foi unânime a satisfação de fazer parte deste marcante ESDE, construído com muita união, harmonia, comprometimento, amor e muitas mãos. 
Fruto do trabalho coletivo chegamos ao final do curso com o sentimento de que todo esforço, dedicação e noites perdidas (ou bem aproveitadas) valeram a pena e que os objetivos foram atingidos.

Aguardamos os próximos desafios para multiplicarmos a família “esdeana” e fazermos da Casa do Caminho um local de paz que investe no crescimento do ser humano, como indivíduo, através das reflexões oferecidas pelo Espiritismo. E, claro, cumprir o maior objetivo do ESDE: criar laços, desenvolver o amor e fraternidade, com bases doutrinárias e o corolário do Mestre Jesus.

Para finalizar, deixamos o profundo e animador depoimento de um dos “esdeanos”!

“Gratidão aos facilitadores, colegas e convidados que fizeram esse ESDE acontecer em nossas tardes de sábado. Estudar a Doutrina Espírita é um convite a saírmos da posição de conforto, a quebrar paradigmas sociais, filosóficos e culturais enraizados em nossos subconscientes, que são pseudo-valores materialistas passados de geração a geração, e que estão inseridos em nosso cotidiano. Estudar o ESDE é um convite a autorreflexão, uma visita a nossas consciências, iluminando nossas sombras ao nos debruçarmos em debates produtivos das obras do pentateuco. 

Assim aprendemos uns com os outros, essa proposta de amor, caridade e humildade, ensinada por Jesus e reintegrada pelos espíritos superiores e codificada por Allan Kardec: suas leis, os princípios, as inquietações filosóficas, científicas e morais; que são pertinentes ao nosso estado evolutivo espiritual. 

Quanto mais estudamos, maior a nossa compreensão de que somos deuses, que tudo começa em cada um de nós e expande-se pelo universo, pois somos cocriadores. Entendemos que o despertar é individual, e ao vivenciarmos diariamente este amor à Deus e a nós mesmos, estaremos prontos a amar ao semelhante sem esperar nada em troca, pois Fora da Caridade não Há Salvação.”

Mas o que é o ESDE?
O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) é um programa de estudo metódico, a ser realizado em grupos pequenos, fundamentado na Codificação Espírita por Allan Kardec e em obras complementares reconhecidamente importantes para a compreensão da Doutrina Espírita como as de Léon Denis e Camille Flammarion.
 
O ESDE é uma proposta da Federação Espírita Brasileira (FEB) com mais de 30 anos de existência. O conteúdo programático é organizado em 03 livros: Programa Fundamental – Tomo I, Programa Fundamental – Tomo II e Programa Complementar – Tomo Único.
 
Tem como objetivo proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, como meio de aperfeiçoamento moral da humanidade.
 
Através de encontros semanais, estruturados para permitir vencermos os desafios da convivência, desenvolvendo a verdadeira proposta cristã – os laços de amor, as aulas são profundamente interativas, com oficinas dinâmicas, debates e muito mais!
 
 

“Somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na
Terra refreando as paixões más, fazendo que reine a concórdia, a paz e
a fraternidade”. (KARDEC, A gênese).

Compartilhe…

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn