Projeto Educacional Manvantara completa dois meses de atividades.

As ações sociais da Casa do Caminho têm sido um importante pilar para o exercício do amor, da fé e da caridade, fundamentais para a prática do bem, como o Espiritismo nos inspira. E para fortalecer esse pilar de responsabilidade social, está sendo organizado o Instituto Florescer. O Projeto Educacional da Casa do Caminho estará sob os cuidados do Instituto Florescer.

No dia 18 de abril de 2022 foi iniciado o primeiro passo do Projeto Manvantara: o contraturno para acolher crianças de 05 a 08 anos oferecendo ações pedagógicas, em prol de formação cidadã, autoconhecimento, cultura de paz e respeito. A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores do projeto, professores de escolas do bairro, os responsáveis pelas crianças e o cantor Saulo Fernandes, uma surpresa para as crianças que cantaram algumas de suas músicas.

Nesta primeira fase, há uma turma com 44 crianças, moradoras do bairro da Sussuarana, que, de segunda à sexta, em horário oposto às atividades escolares regulamentares, realizam atividades artísticas e lúdicas, meditação, desenvolvimento de coordenação motora, entre outras. Também é oferecida alimentação diariamente, nos dois turnos.

Além das crianças, os responsáveis são igualmente acolhidos e periodicamente fazem parte de reuniões para reflexões sobre educação e cuidado, bem como informações sobre o andamento do projeto com as crianças.

“A oportunidade de coordenar o Projeto Educacional do Contraturno tem sido de grande aprendizado. Conviver diariamente com crianças, em situação de vulnerabilidade social, nos faz refletir sobre a nossa missão no mundo. Além dos conhecimentos intelectuais, as crianças esperam pela troca de afeto, o sorriso diário, o abraço necessário… Cuidar desses Espíritos é entender que o amor ensinado pelo Cristo é possível, é real, é transformador”, relata Viviane, coordenadora do projeto.

Oferecer conhecimento, carinho, alimentação e valores do bem a crianças em situação de vulnerabilidade social, no turno oposto ao da escola, é apenas uma das muitas oportunidades criadas pelo Instituto Florescer, o “braço” de responsabilidade social da Casa do Caminho.

“O Instituto Florescer ampliará as ações sociais que, com certeza, ajudarão muitas vidas. Assim, com muito esforço, estamos levando adiante o Projeto Educacional Manvantara para 44 crianças. E a cada dia que vemos os sorrisos nos rostos desses pequenos, mais força temos para seguir adiante”, afirma Adriano, um dos responsáveis pelo projeto.

A Casa do Caminho compreende como essencial as sementes de amor que são plantadas em cada coração e para fazer esse projeto acontecer é preciso o esforço de muitos. Há uma equipe pedagógica e voluntários que se dedicam com muito carinho e você é bem-vindo/a para conhecer mais sobre o projeto e se juntar a essa iniciativa de amor, fé e esperança.
Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; — porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; — estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.
Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? — Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? – O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec) .

Compartilhe…

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn